Tabelas da dieta dos pontos, com a classificação dos alimentos, forma de calcular os pontos necessários para a dieta dos pontos, de forma a perder peso e emagrecer de forma gradual. Diversas dicas relativas à implementação da dieta dos pontos.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como comer durante a dieta dos pontos

É possível praticar uma alimentação saudável durante o período de implementação da dieta dos pontos.
A alimentação saudável não se refere apenas àquilo que você come, mas também à forma como você come. 
Onde e em que condições normalmente toma o café da manhã? Come enquanto assiste a um programa de TV, ao ler o jornal, de pé ao balcão, no carro?
E na hora do almoço? E durante os lanches? E ao jantar?
O que normalmente acontece com a quantidade de alimento que você come, enquanto você implementa diversas tarefas?
Você tende a tirar mais ou menos prazer com a comida, enquanto faz outras tarefas?
Comer de modo consciente é algo que podemos fazer para manter o foco nos alimentos que ingerimos.
Uma alimentação consciente, ocorre quando escolhemos alimentos de que gostamos e que nutrem o nosso corpo de modo adequado.
Devemos orientar todos os sentidos para encontrar prazer na alimentação (olfato, mastigação, degustação, deglutição e saborear cada dentada).
Devemos manter-nos conscientes do nosso nível de fome e saciedade.
A maioria das pessoas não pensam sobre a sua alimentação, nem mesmo desfrutam do seu gosto. Elas simplesmente se focam na próxima dentada, e em terminar a refeição e passar para outra atividade, ou então estão distraídas com o que está acontecendo em seu redor (TV, computador, dirigir, ler, etc.).
As desvantagens de comer, enquanto está distraído, incluem:
- Menos consciência de quanto alimento você está comendo.
- Menos capacidade de saber quando estamos cheios.
Os benefícios de uma alimentação consciente incluem:
- Seu cérebro tem tempo para registrar que você está cheio, o que leva cerca de 20 minutos. A pesquisa mostra que quando as pessoas comem devagar e com atenção plena, eles tendem a comer menos alimentos.
- Além disso, melhora toda a experiência de comer.
- Ajuda você a aprender a ignorar os desejos de lanche que não estão associados com a fome.
- Pode ajudar a reduzir excessos.

Você pode comer mais devagar, através de alguns procedimentos:
- Abaixe seus utensílios por 10 a 15 segundos após cada garfada ou colherada.
- Tome goles de água (ou bebida não calórica) após poucas garfadas ou colheradas.
- Tome pequenas quantidades de cada vez e mastigue lentamente. Conclua o mastigar e engula cada garfada ou colherada antes de colocar mais comida no seu garfo ou colher.

Aqui estão algumas dicas para comer de modo consciente:
- Concentre-se em sua comida. Olhe para a comida no seu prato. Observe e sinta o gosto de cada garfada. Tire um tempo para apreciar o sabor e cheiro dos alimentos.
- Crie um ambiente calmo enquanto come. Com menos estresse, você vai ser capaz de prestar atenção ao que você está comendo. Desligue a TV e o computador, arrume jornais, livros, revistas, e tente não comer à pressa.
- Aprenda a focar-se no seu alimento após uma distração. Embora idealmente se deva comer sem distrações, como TV, computador, telefonemas, etc, provavelmente haverá momentos em que você será interrompido por alguém ou algo. Estes são os momentos em que você precisa lembrar-se de reorientar a sua refeição.

Cada vez que você comer, sente-se e coma devagar e com atenção plena. Saiba como aproveitar cada pedaço de comida para que você se sinta fisicamente e mentalmente satisfeito no final da refeição.
Defina como objetivo uma duração de 20 minutos por cada refeição.

Estas são medidas que o podem ajudar a implementar a dieta dos pontos de modo mais fácil, sendo ainda dicas importantes para manter ao longo da vida, mesmo depois de terminar o plano da dieta dos pontos.

Agora que conhece algumas dicas que podem ajudar a concretizar com sucesso os objetivos que pretende atingir com a dieta dos pontos, e caso ainda não conheça os princípios base desta dieta, recomendamos que leia:

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