Tabelas da dieta dos pontos, com a classificação dos alimentos, forma de calcular os pontos necessários para a dieta dos pontos, de forma a perder peso e emagrecer de forma gradual. Diversas dicas relativas à implementação da dieta dos pontos.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Frutas e legumes na dieta dos pontos

De modo a manter uma dieta saudável, enquanto implementa a dieta dos pontos, deve considerar a utilização de frutas e legumes. Apesar da dieta dos pontos não especificar menus alimentares, é importante que aquando da preparação de um menu que contenha um determinado numero de pontos, se tenha em atenção a necessidade de incluir frutas e vegetais. Deste modo para além de perder peso através da dieta dos pontos, pode ainda manter uma dieta equilibrada.
Frutas e vegetais fornecem vitaminas, minerais e fibras, de que o seu corpo necessita para se manter saudável. Elas podem fazer parte de um grande lanche, e são uma parte importante de uma refeição bem equilibrada. 
Enumeramos algumas dicas sobre o modo de comprar produtos frescos:
- Compre apenas o que você precisa e vai usar dentro de alguns dias (embora alguns itens, como maçãs e batatas, possam ser armazenadas em casa por várias semanas).
- Frutas e legumes da época são geralmente menos caros e são de melhor qualidade.
- Examine cada item individualmente, à procura de hematomas, manchas, ou decadência.
- Procure cor brilhante. Itens mais velhos podem aparecer com cor escurecida ou  marrom.
- Pressione levemente as frutas e vegetais para verificar se há firmeza.

Sempre que possível, procure comprar produtos locais frescos.
Frutas e legumes enlatados mantém a maioria de suas vitaminas e minerais. Alguns alimentos enlatados são ricos em sódio. Tente comprar alimentos enlatados sem adição de sal. 
Frutas e legumes congelados tendem a reter a maior parte de suas qualidades nutricionais. Tente evitar seleções que adicionam molhos de queijo, manteiga, açúcar, cobertura ou outros ingredientes adicionados. 

Experimente estas dicas para adicionar mais frutas e legumes no seu cardápio diário:
- Tenha sempre frutas e legumes em locais visíveis em sua casa.
- Quando faz grelhados, adicione legumes e frutas.
- Pegue uma maçã, banana, pêra, ou outra peça de fruta para comer enquanto faz qualquer atividade.
- Use Snacks com vegetais crus, como cenoura, tiras de pimentão, brócolis e aipo.
- Pegue saladas prontas da prateleira de produtos frescos do supermercado.
- Utilize o  microondas para cozinhar uma batata-doce, fazendo um delicioso prato. 
- Escolha frutas para a sobremesa.
- Coloque espinafre, tomate, pimentões e cebolas em sua pizza (e coloque menos queijo).
- Adicione morangos, amoras, bananas e outras frutas de cores vivas no seu waffles, aveia, torradas, ou cereais.
- Misture legumes frescos ou congelados em sua massa, macarrão, ou omelete.
- use smoothies feitos de frutas frescas ou congeladas, gelo e iogurte.
- Cubra suas sopas ou faça molhos com uma lata de feijão, ervilhas, milho ou feijão verde.

Nunca se esqueça de manter menus equilibrados sempre que concebe um cardápio de alimentos que cumpra os requisitos pessoais da dieta dos pontos.

Agora que conhece a importância das frutas e legumes na Dieta dos Pontos, saiba:

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