Tabelas da dieta dos pontos, com a classificação dos alimentos, forma de calcular os pontos necessários para a dieta dos pontos, de forma a perder peso e emagrecer de forma gradual. Diversas dicas relativas à implementação da dieta dos pontos.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Como Funciona a dieta dos pontos

Em 1969 o Dr. Alfredo Halpern, preocupado com a alta taxa de pacientes obesos e estando atento às dietas loucas que esses pacientes seguiam, resolveu catalogar os alimentos atribuindo pontos a cada um deles
A ideia era criar uma dieta onde o paciente pudesse ingerir tudo o que quisesse evitando assim o fracasso da dieta em consequência da abstinência de determinados alimentos. Surgiu então a dieta dos pontos.

Em vez de restringir alimentos calóricos, contar ponto a ponto cada item consumido durante o dia. É essa a premissa da Dieta dos Pontos, criada há mais de 30 anos pelo endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
A dieta segue uma tabela que converte os valores calóricos dos alimentos em pontos. A partir de um limite a ser determinado por um médico.

O funcionamento da dieta dos pontos

A pontuação individual é calculada dependendo da altura, sexo, idade, hábitos alimentares e atividades físicas, O controle dos alimentos tem de ser bastante rigoroso. Até mesmo uma balinha precisa ser contabilizada. Não há restrição de nenhum alimento, desde que não sejam ultrapassados os pontos pré-estabelecidos. Ou seja, você pode comer uma barrinha de chocolate, que vale 45 pontos, mas terá de compensar no decorrer do dia consumindo alimentos que valem menos pontos, como a maçã (14 pontos), por exemplo.
A ideia é deixar a pessoa livre para consumir os alimentos que gosta, desde que numa quantidade adequada. O controle acaba sendo mais da quantidade do que na qualidade dos alimentos.

OBSERVAÇÕES:
- Cada ponto corresponde a cerca de 3,6 kcalorias (300 pontos = 1080 kcalorias).
- Use óleo de soja, milho ou girassol.
- Em caso de fritura, multiplique o alimento cru por 3 e em caso de milanesa por 4.
- Anote diariamente os alimentos consumidos e seus pontos, não ultrapassando o seu total por dia; caso isso aconteça compense no dia seguinte.